Durante o século XVII até a primeira metade do século XVIII, o Barroco se expandiu da península Itálica para toda a Europa e foi ganhando, nos diferentes países, uma feição nacional, como é o caso dos Países Baixos e da Espanha.
Nos Países Baixos, o Barroco desenvolveu-se em duas grandes direções, sobretudo na pintura. Na região hoje correspondente à Bélgica, caracterizou-se por linhas movimentadas e forte expressão emocional. Já na Holanda, ganhou aspectos mais próximos do espírito prático e austero do povo holandês.
Na Espanha, em traço original do Barroco encontra-se na arquitetura, principalmente nas portadas decoradas em relevo. A pintura recebeu influencia mais direta do Barroco italiano, principalmente no uso expressivo de luz e sombra, mas conserva preocupações muito próprias do espírito nacional: o realismo e o domínio da técnica de pintar.
Barroco na América Latina
O Barroco surge na Itália no século XVI e ao longo de 200 anos se espalha pela Europa e, via Espanha e Portugal, também pela América; se opõe aos valores da Antiguidade clássica resgatados pelo Renascimento. Assim, se antes buscou-se a racionalidade, a proporcionalidade, o equilíbrio, enfim o “Homem como medida para todas as coisas”, o Barroco elegeu a grandiosidade, a monumentalidade e a suntuosidade para, no final das contas, servir como demonstração de poder: da Igreja perante os seus seguidores; dos reis perante os seus súditos, Na pintura e na escultura, artistas como Caravaggio, Bernini e Aleijadinho criaram obras tensas e dramáticas, que sugerem ação e movimento. Na arquitetura, as composições se baseiam em formas e linhas curvas, como elipses e espirais; edifícios de fachadas sinuosas e plantas elipsóides e poligonais quebram o rigor imposto pelos ângulos e linhas retas da arquitetura renascentista. Pinturas, baixos-relevos, azulejos e esculturas decoram as superfícies internas e externas e formam, junto com a arquitetura, conjuntos artísticos exuberantes e, no limite, hipnóticos.
- Arte rebuscada e exagerada
- Valorização do detalhe
- Dualismo e contradições
- Obscuridade, complexidade e sensualismo

BARROCO NO BRASIL
O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidade auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam uma intensa vida cultural e artística em pleno desenvolvimento, O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Suas obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).
Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.
No campo da Literatura, podemos destacar o poeta Gregório de Matos Guerra, também conhecido como "Boca do Inferno". Ele é considerado o mais importante poeta barroco brasileiro. Outro importante representante da Literatura Barroca foi o padre Antônio Vieira que ganhou destaque com seus sermões.
BARROCO EUROPEU
As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto as renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade. As cenas retratadas costumam ser sobre a vida da nobreza, o cotidiano da burguesia, naturezas-mortas entre outros. Muitos artistas barrocos dedicaram-se a decorar igrejas com esculturas e pinturas, utilizando a técnica da perspectiva. As esculturas barrocas mostram faces humanas marcadas pelas emoções, principalmente o sofrimento. Os traços se contorcem, demonstrando um movimento exagerado. Predominam nas esculturas as curvas, os relevos e a utilização da cor dourada.
O pintor renascentista italiano Tintoretto é considerado um dos precursores do Barroco na Europa, pois muitas de suas obras apresentam, de forma antecipada, importantes características barrocas, Podemos citar como principais artistas do barroco: o espanhol Velásquez, o italiano Caravaggio, os belgas Van Dyck e Frans Hals, os holandeses Rembrandt e Vermeer e o flamengo Rubens.
A Escultura Barroca
A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais e pelo movimento.
Na Itália, destacou-se o trabalho de Gian Lourenzo Bernini.
Em Portugal, António Ferreira e Machado Castro foram os escultores de maiores destaques.
No Brasil, Antônio Francisco de Lisboa (Aleijadinho).
Bernini, apesar de não ser um escultor brasileiro, merece um lugar em destaque, na Itália, entre as esculturas mais representativas do estilo, e as que inauguraram o barroco, foram as de Bernini arquiteto e escultor praticamente exclusivo do Vaticano na época do papa Urbano VIII. Suas esculturas ao invés de muitas outras, pareciam estar posando vivas sobre a base de pedra, prestes a criar vida e irem embora.Os rostos sofrem, se esforçam, apertando os lábios, ou abrindo-os como para dar um gemido.
Blog destinado para á Professora Ellen Miranda!!!
Comentários
Postar um comentário