Pintura Barroca e suas características
A Pintura Barroca
Na pintura Barroca, os pintores também alcançaram resultados fantásticos com efeitos do uso de luz. Não existindo padrão de beleza a ser seguido, a pintura barroca abriu um leque bastante extenso. Os pintores da época tinham aprendido muito com os antigos mestres, a tal ponto de poderem desenvolver ideia ou tema com extrema perfeição. Deixando de lado o padrão adotado para pintar o corpo humano como fizeram os pintores clássicos, retrataram o homem carregado de “humanidade”, corpos cansados e peles flácidas ou enrugadas que expressavam o sofrimento e purificação humana exigido pela igreja.
Características da Pintura Barroca:
· Grande realismo e interesse pelo movimento e emoção.
· Sombras projetadas.
· Perspectiva é apenas sugerida.
· Composição em diagonal.
· Acentuado contrastes de claro-escuro.
· Os temas mitológicos e religiosos são amplamente explorados.
Alguns artistas:
Tintoretto (1515-1549), Jacopo Comin (conhecido como Tintoretto). Tintoretto nasceu na cidade de
Veneza (Itália) Ainda jovem, ganha o apelido Tintoretto, pequeno tintureiro, uma alusão ao ofício do pai, especialista em tintura de seda. A produção artística de Tintoretto foi muito grande. Pintou temas religiosos, mitológicos e retratos, sempre com duas características bem marcantes: os corpos das figuras são mais expressivos do que os seus rostos e a luz e a cor tem grande intensidade. Obras em destaque: Cristo em Casa de Marta e Maria.
Cristo em Casa de Marta e Maria. 1578, de Tintoretto.Dim. 170 X 145 cm. Óleo sobre tela. Pinacoteca , Munique.
Cristo em Casa de Marta e Maria. Quando observamos essa tela, nosso olhar é dirigido por uma linha que parte da mulher aos pés de Cristo, passando pela mesa e alcançando as duas figuras ao fundo. Nessa composição em diagonal destaca-se a personagem em primeiro plano e, a seguir, aparecem Cristo e a segunda mulher, um pouco mais atrás. Essas três figuras refletem uma luz intensa, enquanto as que se encontram no segundo plano envolvem-se numa sombra e seus corpos recebem pouca luz. Depois de apreender o conjunto da cena, os olhos do observador começam a deter-se nos detalhes das vestes e do cenário que compõe o ambiente da casa. Essa forma de organizar a composição era quase uma regra para Tintoretto, pois, para ele, um quadro devia ser visto inicialmente como um grande conjunto e só depois percebido nos detalhes que o artista procurou trabalhar.
Comentários
Postar um comentário